Introdução
A prática do teatro no meio escolar promove o desenvolvimento dos alunos, destacando-se: a formação do grupo, a socialização, a superação da timidez, a superação dos limites, a troca de experiências, a busca dos próprios objetivos, a responsabilidade, o comprometimento, o respeito, o ouvir o outro, o saber dividir, o pensar no outro, a solidariedade, a interação, o enfrentar dos problemas, o ouvir as críticas construtivas, o compartilhar, o saber trabalhar em grupo, a participação, o resgate da autoestima.
O estudo do teatro musical está muito além de somente interpretar, cantar e dançar, pois nele desenvolve-se a autoconfiança, a concentração, o conhecimento corporal, o equilíbrio emocional, a memorização e o ritmo. Outro benefício marcante desta prática é que o aluno tem contacto com várias artes ao mesmo tempo, pois a dança, o canto e a interpretação são trabalhados em conjunto.
Objetivos gerais
- Incentivar o desenvolvimento de um novo género artístico no país, formando profissionais de teatro musical;
- Proporcionar a aquisição de conhecimentos teórico-práticos em teatro musical;
- Formar simultaneamente atores, bailarinos e cantores;
- Fomentar a versatilidade dos alunos, em artes performativas, de forma a responder eficazmente às mudanças culturais, artísticas, educacionais e sociais.
Filosofia do Curso
O Curso é lecionado por módulos, dentro das disciplinas, sendo que a cada módulo é atribuído um professor e uma matéria. Os módulos têm durações diferentes consoante o ano a que se destinam, a carga horária da disciplina e as necessidades de tempo que cada matéria exija. Cada disciplina é lecionada por vários professores, que se irão dedicar aos módulos que lhes forem atribuídos de forma específica e particular. A disciplina de dança é lecionada por níveis e não por anos, podendo existir dois ou três níveis consoante o que se considerar mais eficaz para a evolução dos alunos. A disciplina de formação musical passa a é obrigatória apenas no 1º ano e os alunos terão de integrar um dos horários dos cursos gerais disponíveis nos diferentes currículos da Academia. Para este efeito, os alunos farão uma prova diagnóstico no início do ano letivo para posicionamento. A avaliação é qualitativa e de feedback grupal ou individual. Haverá uma classificação quantitativa de fim de curso.
Corpo Docente
-
João A. Guimarães
-
Ivo Bastos
-
Catarina Alves
-
Artur Guimarães
-
Alexandra Moura
-
Patrícia Quinta
-
Emanuel Henriques
-
Diogo Santos Silva
-
Luís David
-
Joana Espanha
-
Nuno Martins
-
Sara Lima
-
Vânia Pereira
-
Miguel Amorim
-
Catarina Santos
-
João Ribeiro
Disciplinas do Curso
-
Coro de Atores
-
Projeto
-
Interpretação
-
Dança
-
Interpretação para Canção
-
Voz Cantada – aula individual
Parceria com Arts Educational School of London